Síndico e zelador devem saber como orientar moradores de mudanças
Fazer uma mudança requer muito planejamento, seja ela para uma casa ou condomínio. E essa organização prévia não é dever somente do morador que está chegando ou saindo do local. O primeiro passo para sanar qualquer tipo dúvida é haver no regulamento interno do condomínio um item específico sobre o assunto. Lá devem constar alguns tópicos como:
- Horário permitido: em geral, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 14h
- Dias da semana: a maioria dos condomínios sugere que as mudanças sejam feitas apenas de segunda a sexta. Aos sábados não é comum, mas pode ocorrer. Mudança aos domingos, via de regra, não é permitida
- Necessidade de agendamento prévio – assim se evita duas ou mais mudanças no mesmo dia, ou uma mudança e uma obra. Assim, o elevador não fica sobrecarregado.
- Responsabilidades do condômino caso haja danos às áreas comuns durante o manuseio dos móveis, como avarias ao elevador, risco de paredes, estragos na pintura, etc.
- Caso o proprietário não esteja presente no momento da mudança, especificar quem de sua confiança irá acompanhar o processo – isso evita futuros problemas para o condomínio
O que o morador de mudança deve saber:
- Informar-se sobre horários e dias permitidos
- Realizar agendamento prévio
- Não jogar as caixas de papelão no lixo. O faxineiro poderá recolhê-las no dia seguinte
- Atentar para o descarte correto do que sobrou da mudança
- Caso não tenha recebido, pedir para o síndico uma cópia do regulamento interno do condomínio
- Não arrastar os móveis após o horário permitido
- Informar-se sobre horários permitidos e regras referentes a barulhos no condomínio
Cadastro atualizado
Com novos moradores, mesmo que inquilinos, deve haver a atualização dos cadastros. Isso é importantíssimo, tanto para a administradora quanto para o síndico do local, já que permite localizar os moradores em momentos de emergência Veja quais dados devem ser pedidos:
- Cópia do contrato de compra e venda / matrícula do imóvel (apenas para a administradora, no caso de compra e venda da unidade)
- Nomes e número do RG de todos os moradores do local – inclusive empregados
- Número do telefone da unidade, celular e e-mail do proprietário
- Contatos de emergência na cidade
- Descrição sobre dias e horários dos empregados da unidade
- Número da placa do carro e modelo